terça-feira, 31 de julho de 2012

Hora da refeição



 Preocupações com o emprego, com as tarefas da casa, a família e aquele problema que precisa resolver. Debaixo do mesmo teto, o pai que precisa trabalhar, o adolescente que precisa estudar... e é quando se percebe que a correria tomou conta da família. Um dos poucos momentos de pausa no dia, a hora da refeição pode ser importante para unir pais e filhos.

O hábito de sentar à mesa todos juntos para almoçar ou jantar tem se perdido ao longo dos anos. “O mundo pós-moderno tem essa característica de diminuição de tempo. As pessoas estão com muito mais pressa, mais responsabilidades e preocupações”, explica o psicólogo Fábio Augusto Caló.

A evolução da tecnologia também facilitou a mudança dos costumes na hora de comer. O micro-ondas é o principal símbolo dessa transformação, uma vez que permite cada um esquentar seu prato na hora que desejar, sem precisar aproveitar o momento em que a comida está quentinha no fogão.

Mesmo com a facilidade proporcionada pelos eletrodomésticos e comidas congeladas, e apesar das dificuldades em mudar a rotina de correria, o psicólogo alerta que vale a pena o esforço para manter o hábito da pausa para comer em família.

“A correria traz distanciamento e dificulta a comunicação, que é o principal problema nos relacionamentos atualmente. Os filhos conhecem muito pouco dos pais e, consequentemente, os pais sabem pouco da vida dos filhos. Com certeza vale a pena fazer um esforço maior ou até investir um pouco mais – no caso de trabalhar longe de casa – para que a convivência permita transmitir valores e princípios aos filhos, que não serão adquiridos plenamente quando se conversa apenas uma vez por semana”, finaliza Caló.

Fonte: Bolsademulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário