Gestar II

AULA INAUGURAL DO GESTAR II

Aconteceu na  terça-feira (26/05) a aula inaugural do Gestar II no município de Currais. O evento ocorreu no auditório da E. Mul Prof. Humberto Gama e contou com a presença da Secretária Mul de Educação, Maria Márcia Barbosa, e alguns representantes de diferentes setores da SEMEC.

Participaram da aula, os diretores das escolas e seus respectivos vices, os supervisores e os professores cursistas.A equipe do Gestar II iniciou a aula com um momento de reflexão, prosseguindo com a apresentação do Programa e, em seguida, a entrega de um kit a ser utilizado no decorrer dos encontros, contendo caneta, cola, lápis grafite, borracha, tesoura, papel ofício e coleção de madeira.

A Prefeitura Municipal está dando total apoio para que o Programa aconteça com sucesso.

****************************************************************************

Cordelando no Gestar

Estivemos em Natal
Em mais uma capacitação
E na oportunidade
Fizemos a divulgação
Do jornal da nossa turma
Intitulado "Gestar em Ação"

O nosso jornal nasceu
Das oficinas do Gestar
Que aconteceram em Currais Novos
E que irão continuar
Logo após nosso retorno
Depois de nos capacitar

Também socializamos
Como está sendo o Gestar
Como estão sendo os encontros
Que temos para estudar
Como estamos trabalhando
Os TPs e os AAAs

No decorrer da semana
Tivemos muitas surpresas
Apresentações de trabalhos
Fontes de grandes riquezas
E power points de mensagens
Repletas de muitas belezas

Um momento importante
Que chamou nossa atenção
Foi quando Antônio Francisco
Fez uma apresentação
Mostrando-nos seus cordéis
Com graça e animação

Tivemos outros momentos
De intensa descontração
Como a dinâmica dos bichos
Que com animação
A professora Fátima
Provocou movimentação

Entre teoria e prática
Sessões de fotos e motivação
Foi assim nossa semana
Que trouxe renovação
Para nós educadores
Comprometidos com a educação

Neury

******************************************************************

CORDELISTA ANTÔNIO FRANCISCO SE APRESENTA NO GESTAR II EM NATAL


Gestaleiros do Rio Grande do Norte, presentes no Gestar II, em Natal, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o grande nome da literatura de cordel, Antônio Francisco, que na ocasião fez uma belíssima apresentação para o público ali presente.

A POESIA DE ANTÔNIO FRANCISCO
Em qualquer lista que reúna os grandes nomes da Literatura de Cordel, especialmente os que estão em atividade, não pode faltar o de Antônio Francisco. Mossoroense, Antonio Francisdo, nasceu a 21 de outubro de 1949, num bairro chamado Lagoa do Mato. É poeta popular, xilógrafo, compositor e ainda trabalha confeccionando placas. Um dado interessante é que, só após os quarenta anos, ele se dedicou ao ato de escrever. No dia 15 de maio de 2006 tomou posse na Academia Brasileira de Literatura e Cordel - ABLC, na cadeira de número 15, patronímica do poeta cearense Patativa do Assaré. É autor dos poemas, “Meu Sonho”, “O Guarda-Chuva de Prata”, “Os Sete Constituintes” ou “Os Animais têm Razão”, “Aquela Dose de Amor”, “A Oitava Maravilha” ou a “Lenda de Cafuné”, “A Cidade dos Cegos” ou “História de Pescador”, “As Seis Moedas de Ouro”, “A Arca de Noé”, “Do Outro Lado do Véu”, “Confusão no Cemitério”, “O Ataque de Mossoró ao Bando de Lampião”, “A Lenda da Ilha Amarela”, “Um Conto bem Contado”, “A Casa que a Fome Mora”, “Um Bairro Chamado Lagoa do Mato”, “O Duelo de Bangala”, “O Feiticeiro do Sal”, “Uma Carrada de Gente”, “No Topo da Vaidade”, “Uma Carta para a Alma de Pero Vaz de Caminha”, “Uma Esmola de Sombra”, “O Rio de Mossoró e as Lágrimas que eu Derramei”, “O Lado Bom da Preguiça”, “A Resposta” e “De Calça Curta e Chinela”, editadas em folhetos ou em seus livros “Dez Cordéis num Cordel Só”, “Por Motivo de Versos” e “Veredas de Sombras”, editados pela Queima Bucha.

************************************************************************

2ª Etapa do Gestar II

No 1º encontro do Gestar II de Língua Portuguesa, da 2ª etapa, fez-se uma retrospectiva dos TPs e AAAs trabalhados na 1ª etapa, onde os cursistas relataram sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula e os resultados obtidos.

Com a turma de Matemática não foi diferente e, como sempre, não faltou a alegria contagiante do grupo, além de muito envolvimento nos trabalhos desenvolvidos.


***************************************************************************

CERTIFICAÇÃO DO GESTAR II

A equipe do Gestar II, Programa de Formação Continuada nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, realizou na noite de quarta-feira, dia 11 de agosto, evento de encerramento das atividades de 2009, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Receberam os certificados, 26 professores que participaram do curso de formação continuada. O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Elisângela Alves, a Formadora do Gestar na área de Matemática, Neilda Rocha, a Formadora na área de Língua Portuguesa, Ana Maria Luiz, a Coordenadora do Gestar II, Neurimar Benjamim, diretores e supervisores das Escolas Municipais.

A professora Rosângela França e o professor Júnior Elesbão deram seus depoimentos sobre o Programa Gestar II, afirmando ser um programa muito importante para os participantes, com ganhos para toda a Rede Municipal de Ensino.

A Educação de Currais Novos tem dois períodos, antes e pós a realização do Gestar. Um Programa que uniu teoria e prática, possibilitando um ensino de qualidade com professores mediadores do conhecimento e alunos construtores do próprio saber.

**********************************************************

MEMORIAL ESCOLAR



Iniciei minha vida estudantil aos seis anos de idade na Escola Estadual Capitão Mor Galvão, tendo como professora Raimunda, atualmente aposentada.

Na época, as salas de aula não dispunham de livros infantis para serem folheados pelas crianças e, as professoras não tinham muita fundamentação teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem, como acontece nos dias atuais, mas guardo comigo grandes recordações desta fase.

Meus pais, apesar de semi-analfabetos, diziam ser a escola responsável pela ascensão social dos indivíduos, portanto era considerada ponto de partida para uma vida "melhor" no futuro. Talvez por esse motivo, as professoras eram vistas como salvadoras da pátria, assumindo o papel de "segunda mãe", respeitadas pelos alunos como tal. Nesta época, a profissão de professora era considerada de status pela sociedade.

Na minha residência, em virtude da situação econômica e cultural, também não havia livros, mas sempre que tinha acesso aos mesmos folheava-os com muita curiosidade e satisfação em conseguir ler e viajar pelo mundo da imaginação.

Para ingressar na quinta série, no Instituto Vivaldo Pereira, tive que me submeter a um exame de admissão, o qual exigia do aluno um conhecimento significativo. Como sempre fui uma aluna assídua e preocupada com o meu desempenho escolar, obtive um bom resultado e ingressei em mais uma etapa da minha vida escolar.

Na minha adolescência tive o privilégio de conviver diretamente com uma tia, aluna do Magistério e amante da leitura, na qual me inspirei e fui incentivada a ler diariamente. A partir daí passei a ter contato frequente com livros e revistas, visto que a mesma tinha um acervo significativo.

Ao ingressar no Magistério já levava comigo uma grande quantidade de livros lidos e, ao chegar na Universidade aproveitei ao máximo o acervo existente na biblioteca daquela instituição.

Hoje me considero "viciada" em leitura, pois acredito ser o mundo das letras o caminho para o crescimento profissional e pessoal do ser humano.


GALERIA DE FOTOS DO GESTAR II