Dicas de filmes


Gênio Indomável

Gênio Indomável
Resumo: Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro

Uma mente brilhante

Uma mente brilhante
Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.
Legalmente Loira
Legalmente Loira
Resumo: A loira Elle Woods levou um fora do namorado, Warner Huntington III, um garoto de família aristocrata que está indo estudar direito em Harvard. O motivo: ela é “loira” demais. Elle decide provar que não tem apenas beleza e se inscreve na mesma universidade, mesmo que isso signifique perder todo o conforto de sua vida fútil. Agora ela tem que lutar e se virar, ao mesmo tempo em que tenta reconquistar seu amado. E está decidida a provar, em nome de todas as loiras, que também é capaz de ser uma boa advogada.

Nenhum a menos

Nenhum a menos
Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

Ana e o rei

Ana e o rei
Resumo: Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime.

Pro dia nascer feliz

Pro dia nascer feliz
Resumo: Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. Foram ouvidos alunos de escolas da periferia de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco e também de dois renomados colégios particulares, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro.

Forest gump

Forest gump
Resumo: Forrest Gump é um homem muito especial. Considerado estúpido por todos que o conheçem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos – Guerra do Vietnã, Caso Wategate, entre outros – enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.

O Amor é contagioso

O Amor é contagioso
Resumo: Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Duelo de Titãs

Duelo de Titãs
Resumo: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.

Cidade dos homens

Cidade dos homens
Resumo: Aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

O clube do imperador

O clube do imperador
Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

Sociedade dos poetas mortos

Sociedade dos poetas mortos
Resumo: Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Com mérito

Com mérito
Resumo: Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.

O Nome da Rosa

O Nome da Rosa
Resumo: Adaptação do livro de Umberto Eco. Sean Connery faz o Sherlock Holmes dos monges, tentando solucionar uma série de assassinatos ocorridos num mosteiro do século XIV.

Meu mestre minha vida

Meu mestre minha vida
Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.

Perfume de mulher

Perfume de mulher
Resumo: Frank Slade é um ex-coronel do exército cego que leva o jovem estudante Charlie Simms para um final de semana em Nova York, no feriado de Ação de Graças. Durante a viagem, Frank revela ao jovem Charlie seus planos: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante o fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.

Em luta pelo amor

Em luta pelo amor
Resumo :Vida da cortesã veneziana do século XVI, Verônica Franco, lendária por seus dotes verbais e sexuais e habilidade para virar as cabeças de diplomatas estrangeiros. Sua busca insistente pelo amor do nobre Marco Venier, uma iminente epidemia e a perseguição da Igreja são as ameças de sua ruína.

Escritores da liberdade

Escritores da liberdade
Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

A Voz do coração

A voz do coração
Resumo: Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele freqüenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.

Vem dançar

Vem dançar width=
Resumo: Pierre Dulaine é um dançarino profissional que resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança do sistema de ensino público nova-iorquino. Enquanto sua formação bate de frente com os desejos de seus alunos, juntos eles criam um novo estilo de dança. Baseado em história real.

Conrack

Conrack
Resumo: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.




DIÁRIO DE MOTOCICLETA

Em 1952, Che Guevara, jovem  estudante de medicina, viaja pela América do Sul, com um amigo em uma velha moto que acaba quebrando. Depois, seguem viagem arranjando caronas e fazendo longas caminhadas. Quando passam por Machu Pichu, no Peru, a dupla chega a uma colônia de leprosos e começa a questionar o valor do progresso econômico, que privilegia apenas parte da população. Essa experiência é decisiva para o surgimento das personagens históricas que se tornariam alguns anos depois, principalmente Che Guevara, um dos ícones da Revolução Cubana. Sensível e com belas paisagens, o filme dirigido pelo brasileiro Walter salles (de Central do Brasil) ganhou o prêmio ecumênico do juri no Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Canção Original.

Linda história! Vale a pena assistir.

************************************************************************
NARRADORES DE JAVÉ

Filme brasileiro dirigido por Eliane Caffé, em 2003. A ameaça de desaparecer sob as águas de uma grande hidrelétrica muda a rotina da pequena cidade de Javé. Na tentativa de salvar o vilarejo, seus moradores decidem elaborar um documento com os feitos heróicos de seus antepassados para convencer as autoridades do valor histórico do lugar. O primeiro passo é encontrar alguém que possa escrever a história, pois quase todos são analfabetos.

(Excelente para o professor trabalhar a importância da escrita e do registro na vida das pessoas.)

**********************************************************************

O OITAVO DIA


Logo no início do filme é abordado situações de conflito da família e do trabalho, fato este muito firmado em nossa atual sociedade. O tempo de trabalho ocupando o lugar da familia, fazendo com que o chefe de familia se veja sufocado por ambos (familia e trabalho). A rotina das pessoas na nossa sociedade também é bem analisada e demonstra que isso começa a trazer a insatisfação e depressão ao homem. O homem que é um ser sociável sente-se inútil quando só. Contudo no filme a vida de um homem dá uma guinada ao se deparar com as diferenças existentes na sociedade. Quando ele conhece um portador da síndrome de down, começa a ver que sua vida podia ser controlada por ele próprio e não mais pelos outros a sua volta. Começa então a ter alegria e prazer em pequenos gestos e a se desvencilhar de antigos conceitos e a demonstrar de uma forma mais clara seus sentimentos. O filme também retrata bem os sonhos e alucinações que o portador tem. A afetividade do portador é algo bem interessante, pois eles são carinhosos ou agressivos dependendo da situação. A partir do momento em que o homem começa a sair da rotina e buscar um sentido para sua vida ele percebe pode ter sua vida de volta e guiá-la com suas mãos. A cena da palestra que é interrompida pelos portadores, é um ponto chave da trama, pois ali se percebe que o ser humano se esvaziou da alegria inata e não percebe com facilidade os bons momentos da vida. O sentido de normalidade depende do ângulo do qual vemos o mundo a nossa volta, pois se analisarmos friamente o filme fica uma questão crucial em nossas mentes: “Será que somos normais só porque deixamos de transmitir nossos sentimentos, desejos, anseios, paixões, ou porque julgamos que somos melhores que os outros”. O final surpreendente responde que mesmo nas suas limitações o portador da síndrome de down, pode também mudar algo no mundo ao seu redor e fazer aflorar o sentido humano da vida.

********************************************************
OLGA

 O filme retrata uma grande história de amor, em todos os sentidos: a luta; os ideais; o marido; a maternidade. Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, as imagens retratam a alma de uma revolucionária que descobriu o amor e a crueldade no Brasil, onde Olga Benario casou-se com Luís Carlos Prestes, engravidou e foi entregue por Getúlio Vargas aos nazistas.

********************************************************

O Auto da Compadecida
A benção divina ao cinema brasileiro

Povo religioso, simples, de pé no chão, acuado pela seca, atormentado pelo fantasma da fome e em constante luta contra a miséria. Um breve perfil dos sertanejos nordestinos poderia apresentar todas essas informações. Acrescentaria-se, sem dúvida, a opressão a que foram (e ainda hoje são) submetidos por famílias de poderosos coronéis, que possuem terras e almas por vastas áreas de todo aquele Brasil.
Durante um longo período, e através de várias obras literárias e suas adaptações para o cinema, pudemos perceber a figura desses sertanejos como a de homens de baixa estatura, mirrados pela alimentação irregular (permeada por ciclos de escassez alimentar), de pele queimada pelo forte sol que assola a região diariamente, de mão marcada pela labuta diária no plantio da cana ou do algodão (do cacau, do tabaco,...), de roupas simples e de pés no chão.
Povo constantemente cerceado em sua liberdade pelas restrições impostas pelos caciques políticos, que comandavam do alto de sua autoridade os seus currais eleitorais; marcado em seu comportamento pelas imposições morais da Igreja Católica; castrado em seus posicionamentos pelo analfabetismo e pela falta de informação.
Apesar de tudo isso, o "sertanejo é um forte" (como nos disse Euclides da Cunha). Homens de muita perseverança, de fibra, de grande disposição, sempre dispostos a vencer as adversidades que se impõem ao longo de seus tortuosos caminhos. Criadores de formas marcantes de expressão cultural como a literatura de cordel; que possuem a música em sua corrente sanguínea, como parte integrante de sua natureza; realizadores de obras de estética original e própria através de seu artesanato.
João Grilo e Chicó, personagens de uma das obras-primas da literatura nacional, "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, representam a transposição de todas as características apresentadas anteriormente acrescidas a uma grande esperteza. Dá enorme gosto ler o livro. Igualmente vale a pena assistir ao filme de Guel Arraes. Retratos de uma brasilidade que às vezes parece distante dos habitantes do centro-sul e que, no entanto, também fazem parte de cada um de nós.

O Filme

A doença do cachorro de Dora (protagonizada pela engraçadíssima Denise Fraga) e de Eurico (Diogo Vilela), donos da padaria de uma pequena cidade do interior do Nordeste brasileiro, faz com que os espertos João Grilo (vivido pelo ótimo Matheus Nachtergaele) e Chicó (personagem do competentíssimo Selton Melo) tenham que importunar padre João (Rogério Cardoso). Em nome de seus patrões, João Grilo e Chicó pedem ao pároco local que abençoe o pobre animal, para que o mesmo possa se recuperar de sua enfermidade.
Como enfrentam forte resistência do padre, resignado ante a possibilidade de rezar em favor de um animal de estimação, inventam uma história dizendo que o cão pertenceria a um poderoso coronel (Paulo Goulart) da região (e não simplesmente a mulher do padeiro). Contavam com o fato de que o coronel raramente aparecia na cidade para poderem levar adiante seu plano. Para seu desespero, o coronel aparece na cidade e tem como destino principal a igreja, onde pretende falar com padre João...
O diálogo travado entre o padre e o coronel coloca João Grilo e Chicó em sérios apuros, entre os quais, voltar a convencer o padre a rezar em favor da alma do cachorro da padeira, que a essa altura já falecera. Novas mentiras e o surgimento de um falso testamento do cachorro resolvem o problema. Para complicar a situação, surgem na história um bando de cangaceiros (liderados pelo Cangaceiro Severino, personagem de Marco Nanini), um bispo (Lima Duarte) e um romance inesperado entre a filha do coronel e Chicó.
Permeado por histórias engraçadas, inventadas por Chicó, e recheado de situações hilárias protagonizadas por João Grilo, um verdadeiro mestre na arte de contar histórias e mentiras, o filme surpreende no final, quando vários personagens centrais se encontram com Deus (Maurício Gonçalves), com o Diabo (Luís Melo) e com Nossa Senhora, a Compadecida (Fernanda Montenegro, numa ponta). Uma verdadeira preciosidade de nossa televisão (era originalmente uma minissérie) transposta para o cinema (onde foi grande sucesso de público e crítica). Imperdível.

Aos Professores

1- Indicar a leitura de Ariano Suassuna é chover no molhado, mas não custa nada lembrar que a literatura brasileira é riquíssima e que serve de referência fundamental para que possamos entender um pouco mais de nosso povo e de nosso país. Ler "O Auto da Compadecida" devia ser a regra, não como alguma coisa imposta, mas como uma forma de nos encontrarmos com nossas raízes, com nossa brasilidade, com o melhor de nosso senso de humor fino e qualificado. Proponha a seus alunos a leitura do livro e, posteriormente, deixe que eles vejam o filme!
2- Realizar entrevistas e pesquisas de campo a respeito da vida do sertanejo nordestino atualmente pode ajudar a complementar (e reafirmar ou reorientar) a visão que temos da vida nessa região. As relações sociais, o trabalho, o modo de se vestir e se alimentar, as tradições religiosas, as dificuldades próprias dessa localidade,... No caso das pessoas que vivem distantes, pesquisas e entrevistas através da internet podem facilitar o trabalho; outra opção seria procurar pessoas que vieram das regiões sertanejas e entrevistá-las.
3- Um dos fatores decisivos para compreender os problemas da região é o sistema político que predominou e ainda domina regiões e cidades do interior nordestino. A "indústria da seca", os "votos de cabresto", os "currais eleitorais", os "eleitores fantasmas" e tantos outros dispositivos utilizados no passado e no presente do Nordeste brasileiro (e também em outras regiões), fazem parte de uma herança das mais desagradáveis, o coronelismo. Estimule seus alunos a buscar mais informações sobre esse fenômeno!
4- Outra notável marca da região é a economia agrária, pautada na exploração de gêneros tropicais como o açúcar, o tabaco, o algodão e o cacau. Como anda a economia nordestina atualmente? O clima foi fator determinante para o predomínio dessas culturas na agricultura local? De que forma variaram as técnicas agrícolas entre o passado colonial e o presente da região? Que outras atividades desenvolveram-se ao longo da história local? Que tal preparar atividades com gráficos e painéis demonstrativos da evolução econômica da região sertaneja? É outro viés a ser explorado para a plena compreensão do mundo retratado por Ariano Suassuna.

João Luís Almeida Machado
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo);
Professor universitário atuando na Faculdade Senac em Campos do Jordão; Professor de Ensino Médio e
Fundamental em Caçapava, SP; Editor do Portal Planeta Educação

Ficha Técnica
O Auto da Compadecida
País/Ano de produção:- Brasil, 1999
Duração/Gênero:- 107 min., Comédia
Disponível em VHS e DVD
Direção de Guel Arraes
Roteiro de Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão.
Elenco:- Selton Melo, Matheus Nachtergaele, Denise Fraga, Marco Nanini,
Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Goulart, Diogo Vilela, Rogério Cardoso,
Luís Melo, Maurício Gonçalves, Bruno Garcia, Virginia Cavendish.