Dicas de leituras


Ensino Médio - mudanças e perspectivas


       “Este livro faz uma ampla reflexão sobre a situação do Ensino Médio brasileiro, buscando observar aspectos da Pedagogia, da Sociologia, da Filosofia e da Psicologia da Educação.
    São tratados temas como identidade e protagonismo juvenil, mudanças e universalização no Ensino Médio, comunicação, pesquisa, representação estudantil e ensino fundamental. Com isso, acreditamos estar contribuindo para o fomento ao debate nas escolas brasileiras.”

                                           ***************************************************************              
Leituras de Paulo Freire na partilha de experiências


        Escrito de forma coletiva, com a participação de professores, educadores, militantes e pesquisadores, apresenta uma síntese das propostas de Paulo Freire, experiências de aplicação de sua teoria em práticas educacionais e experiências pessoais a partir da leitura de suas obras.

Orgs: Ana Lúcia Freitas, Gomercindo Ghiggi e Márcia H. Koboldt Cavalcante
Número de páginas: 110

************************************************************ 
Culturas Juvenis - Dinamizando a escola

 
    Este livro é mais um lançamento do jornal Mundo Jovem, que traz para o centro do debate a rica diversidade cultural presente nos jovens das escolas brasileiras: os que curtem funk, rap, graffiti, cultura anime, rock, religião, que gostam de se encontrar nos parques, nos bares, nas ruas, nos quartos, enfim, múltiplas juventudes.
            Como podemos nos apropriar das culturas juvenis em nosso planejamento diário como professores? Como revelar as identidades juvenis nas diferentes práticas do currículo escolar? As aulas podem servir de canal para que as histórias de vida e as identidades dos jovens ganhem lugar na cena escolar? Com a colaboração de diversos autores, esperamos contribuir com a inquietude de tantos que buscam uma escola adequada aos nossos tempos.

Orgs: Márcia H. Koboldt Cavalcante e Rui Antônio de Souza
Número de páginas: 120 

*************************************************************** 
Bullying: mais sério do que se imagina



   A violência nas relações entre as pessoas parece tomar proporções incontroláveis. E ela está atingindo em cheio também as escolas. Este livro aborda uma forma de violência chamada Bullying (relações agressivas).
   Procura desvendar as causas e origens deste fenômeno, partindo da conceituação; uma análise das relações entre os seres humanos; a prática pedagógica; exemplos concretos e consequências.          Por fim a reflexão propõe atitudes para prevenção e sugere atividades e subsídios para estudo e debate sobre o assunto.

Orgs: Pedrinho Guareschi e Michele Reis da Silva
Número de páginas: 100 

*********************************************** 
Mídia & Democracia


             Discute a importância de conhecermos a realidade dos meios de comunicação de massa, a urgência de mudar essa realidade de monopólio, em busca de democratização da mídia
             Apresenta alternativas de uma outra comunicação possível.

Autores: Pedrinho Guareschi e Osvaldo Biz
Número de páginas: 126


********************************************************** 
Avaliação
Mito & Desafio 


        "A avaliação do desempenho do aluno constitui um MITO e um DESAFIO nos meios educacionais. As críticas desmesuradas à prática de controle e classificação da avaliação afugentaram os educadores do estudo dessa questão.
        Assim o tema AVALIAÇÃO desapareceu das prateleiras das livrarias por longo tempo, demasiado longo talvez".


Autora: Jussara Hoffmann
Número de páginas: 118



***********************************************************************
Avaliação Mediadora
Uma prática em construção da pré-escola à universidade 


        A avaliação ressurge nessa década como um dos temas mais debatidos entre os educadores.      Percebe-se a inconformidade de muitos em repetir a prática tradicional, classificatória e autoritária, pelo visível prejuízo à formação moral e intelectual dos educandos. 
     Ao mesmo tempo, ultrapassá-la envolve enfrentar uma séria resistência, pois é grande a polêmica sobre práticas inovadoras...


Autora: Jussara Hoffmann
Número de páginas: 197

******************************************************
Psicologia Social Crítica
como prática de libertação - 3ª edição

 
         É um texto que nos provoca a um mergulho no cotidiano de nosso mundo social, desafiando-nos a tomar consciência de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. Suas discussões são transdisciplinares. Na verdade, é proposta de uma prática de libertação pessoal e social
     Pode-se dizer que é um 2º volume do livro "Sociologia Crítica - alternativas de mudança", já com 58 edições. O autor consegue discutir temas extremamente complexos de maneira profundamente simples.


Autor: Pedrinho Guareschi
Número de páginas: 140

**********************************************************
Grandes Pensadores em Educação
o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação


     Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores.
       Neste livro, três grandes educadores fazem valiosas contribuições sobre esses
temas, contribuindo para reconstrução de uma escola que ultrapasse o "dar aulas",
que vise a formar alunos autônomos e permanentemente aprendizes.

Orgs: Pedro Demo, Yves de La Taille e Jussara Hoffmann
Número de páginas: 120 


***********************************************************
A menina que roubava livros


Autor: Markus zusak
Tradutora: Vera Ribeiro
Editora: Intrínseca
Magda P. Muller Lopes

A menina que roubava livros é uma obra poética, inusitada, arrebatadora, que emociona, desperta alegria, mas também tristeza e revolta. Entre 1939 e 1943, na Alemanha nazista, a menina Liesel Meminger sobrevive a três encontros com a Morte, o que impressiona a "ceifadora de vidas", que decide então contar a história.

Desde que foi deixada na rua Himmel, aos cuidados de Hans Hubermann, um amável pintor desempregado, e sua esposa Rosa, uma dona de casa ranzinza, Liesel busca o sentido de sua vida. Ao chegar à casa dos Hubermann, a menina trazia consigo O Manual do Coveiro, seu primeiro livro, furtado do rapaz que enterrou seu irmãozinho, horas antes de ela ser entregue aos pais adotivos.

Foi o primeiro de uma série de livros roubados nos quatro anos seguintes. O gosto por roubá-los tornou-se, então, uma ocupação para Liesel. As histórias dos livros roubados e de outros que ganhou de aniversário passam a nortear e dar certo sentido à sua existência, em meio à miséria, à morte e à destruição provocadas pela guerra.

Além do encontro e das vivências proporcionada pela leitura dos livros, outros encontros foram fundamentais na história da menina. Primeiro com Hans, seu amoroso pai adotivo, que a ensinou a ler. Depois, com Rudy, companheiro de aventura. Com a mulher do prefeito, com quem desenvolve certa cumplicidade. E, finalmente, com Max, o judeu escondido no porão, sobre o qual jurou nunca falar. Personagens que marcaram sua vida para sempre, nesta época sombria, mas também rica de aventuras infantis e sentimentos nobres.

Toda a narrativa é intercalada por comentários geniais e reflexões inusitadas da narradora Morte sobre o ser humano. Segundo ela, por exemplo, a humanidade pode ser "tão medonha e tão gloriosa, e ter palavras e histórias tão amaldiçoadas e tão brilhantes".
 *****************************************************

PARA PAIS E EDUCADORES


Num tempo em que a aparência vale mais do que a essência, e a competição impera nos relacionamentos, é imprescindível falar com nossas crianças de companheirismo, amizade e amor. Pensando nisso Gabriel Chalita recria neste livro mundos fantásticos, repletos de seres extraordinários e dos sentimentos mais nobres. Nesta obra, o leitor encontrará as dez histórias da literatura universal, que foram escolhidas pelo autor, por trazer em si valores essenciais aos tempos de hoje, como respeito, solidariedade e idealismo. 

*****************************************************************************


Este livro tem o objetivo de devolver para a família a responsabilidade de educar os filhos, hoje atribuída à escola, dada a nova dinâmica familiar e profissional da sociedade ocidental. O autor se propõe a ajudar os pais nessa empreitada reforçando a importância de valores e atitudes como limites e diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário