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Montagem
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A arca de Noé
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 5ª a 8ª
Assunto: Leitura de Poemas
Tipo: Texto
Os alunos da 5ª série vêm ainda motivados a trabalharem com músicas, desenhos, danças e movimentos. É muito importante aproveitar esta situação para incentivar a sensibilidade e a criatividade, que geralmente são neutralizadas com o passar dos anos. Por meio dos poemas de Vinícius, que exprimem altíssima sensibilidade e apelo musical, iniciamos um contato mais formal com a língua escrita explorando a linguagem e seus meios de expressão.
Nesse trabalho os alunos são orientados a:
Nesse trabalho os alunos são orientados a:
- Selecionar textos segundo seu interesse e necessidade.
- Ler, de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade.
- Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses, e a característica do gênero e suporte.
- Redigir diferentes tipos de textos.
- Utilizar a linguagem para estruturar a experiência.
- Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos.
Procedimentos Metodológicos e Conteúdos:
1. Leitura de diversos poemas do livro A arca de Noé, de Vinícius de Moraes.
2. Escuta de músicas do disco A arca de Noé (composições de Toquinho e Vinícius).
3. Confecção de um livreto com seleções de poemas:
· capa;
· contra-capa;
· ficha catalográfica;
· dedicatória;
· índice;
· apresentação do trabalho (introdução);
· poemas selecionados;
· biografia de Vinicius de Moraes;
· conclusão.
4. Realização de um Sarau
5. Avaliação.
Esta atividade possibilitou uma diversidade de situações de leitura e produção de texto. Lemos poemas, biografia, elaboramos textos dissertativos (apresentação e conclusão) etc.
No momento de produzir a apresentação percebi a dificuldade dos alunos em redigir tal tipo de texto. Precisavam de diretrizes que norteassem o texto e, para resolver tal situação, iniciei com questões pensando que isso ajudaria, mas pelo contrário, eles começaram a fazer pequenas frases, ou até mesmo escrever as perguntas e as respostas. Mudei tudo e decidimos fazer um texto coletivo. Foi bem melhor. Já no texto de conclusão eles entenderam a proposta e conseguiram escrevê-lo. Os alunos começaram a pegar livros de poemas na biblioteca da escola e alguns ensaiaram leituras em duplas para apresentar na classe.
Autor(a): Meire Cristina Fiuza Canal
Função: Professor(a)
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TRABALHOS COM JORNAIS
1. Uma família unida
Objetivos
· Conhecer o jornal: a primeira página e seus cadernos;
· Desenvolver a oralidade e a capacidade de se expressar em grupo.
Metodologia
· Cada grupo de 4 ou 5 alunos receberá um jornal e deverá explorar todas as informações (fotos e notícias) da primeira página. Passados dez minutos, cada grupo apresentará suas observações e explorações.
· Após a apresentação de cada grupo, inicia-se uma apresentação de cada caderno. Mais ou menos assim: “Oi! Eu sou o Caderno Cidades, o segundo filho desta família. Eu gosto de apresentar todos os dias as notícias da Cidade. Ah! Também tenho dentro de mim os assuntos de esportes...”. “Tem a tia Muito, que apresenta todos os dias as notícias culturais”. E assim por diante.
· Colagem de um exemplar de cada caderno na parede da sala.
2. Uma viagem imaginária
Objetivo
· Oportunizar os alunos a observação das gravuras de bairros da nossa cidade, proporcionando assim uma conversa informal e lúdica.
Metodologia
· Os alunos procuram no jornal, reportagens com figuras de locais da nossa cidade;*
· Recortam e colam, numa folha, a reportagem escolhida;
· Os alunos viajam de forma imaginária pelos locais escolhidos e, em seguida fazem a leitura da reportagem;
· Para fechar o trabalho, cada aluno registra a sua viagem imaginária.
3. Oficina de leitura
Objetivos
· Desenvolver nos alunos o hábito de leitura;
· Acompanhar e analisar os fatos e acontecimentos diários.
Metodologia
· Distribuição dos jornais da semana. Escolha de uma notícia e apresentação para os colegas como se fosse um jornalista;
· Recorte e montagem de um jornal mural com as notícias da semana;
OBS.: Esta atividade pode ser realizada semanalmente, reservando uma aula somente para leitura.
As carteiras devem ficar em círculo.
4. Criação de um texto narrativo
Objetivo
· Apresentar texto jornalístico e levar o aluno a identificar personagens, espaço, tempo e fatos que ocorrem no mesmo;
· Dar liberdade ao aluno de criar uma narrativa;
· Criar no aluno o hábito da leitura e proporcionar a ele a expressão oral;
· Trabalhar a percepção da organização de textos, constituídos de frases, períodos, parágrafos...
· Levar o aluno a reconhecer o narrador em 1ª e 3ª pessoa e suas características, bem como o autor, com suas idéias, opiniões, seu modo de ver a vida.
Metodologia
· Distribuição de jornais para o aluno manusear e recortar uma reportagem de seu interesse para reconhecer os elementos: personagem, espaço, tempo e fatos.
· Comentário, do aluno, do seu texto jornalístico e percepção da organização do mesmo.
· Criação de uma narrativa, utilizando os elementos do texto jornalístico percebendo um aspecto importante, que é o autor, e que narra o texto em 1ª ou 3ª pessoa.
· Troca de textos para leitura.
· Por fim, dar espaço para comentários.
5. Fatos e opiniões
Objetivos
· Desenvolver a linguagem oral e escrita;
· Produzir textos;
· Diferenciar um fato de uma opinião;
· Desenvolver a criatividade e o senso crítico.
Metodologia
· Através de discussão oral, mostrar para o aluno a diferença entre um fato e uma opinião;
· Pesquisa, em jornais, de notícias que sejam fatos;
· Construção de textos emitindo opinião sobre o fato escolhido.
6. Jornal ao vivo
Objetivos
· Observar, através de notícias de jornal, a realidade do povo brasileiro;
· Perceber a importância dos meios de comunicação para a divulgação da realidade do país;
· Estimular a leitura
Metodologia
· Cada aluno escolhe uma reportagem, que demonstre a dificuldade do povo brasileiro;
· Em seguida, cada aluno produzirá um texto expondo sua opinião sobre o tema abordado;
· Em grupo, os alunos debaterão os assuntos relacionados pela turma.
7. Procuro meu texto
Objetivo
· Estabelecer relações de coerência entre as manchetes e os textos que elas encabeçam.
Metodologia
· Distribuição da sala em pequenos grupos, munindo-os de tesoura, cola, jornal e papel ofício;
· Distribuição de recortes da primeira página do jornal (as manchetes devem está separadas das reportagens);
· Os grupos deverão relacionar as manchetes às suas respectivas reportagens;
· Ganhará o jogo o grupo que primeiro concluir acertadamente sua tarefa;
· Após o jogo, cada grupo falará sobre uma das reportagens que leu.
8. Pesquisa em jornais
Objetivo
· Levar o aluno a ler, criticar e sugerir soluções de realidades que envolvam crianças, adolescentes e jovens, publicadas em jornais.
Metodologia
· Pesquisa e recorte textos dentro do assunto;
· Leitura em grupos e debate do assunto;
· Elaboração de um resumo crítico com sugestões;
· Leitura para a classe;
· Produção de um texto coletivo amarrando o assunto.
9. O turismo no Rio Grande do Norte/Brasil
Objetivos
· Pesquisar no jornal fotos e textos que mostrem o RN/Brasil turístico;
· Conhecer lugares interessantes desse riquíssimo estado/país que é o RN/Brasil;
· Viajar por todas as regiões do RN/Brasil.
Metodologia
· Pesquisa, em jornais, de fotos e textos que mostrem o RN/Brasil;
· Leitura do texto pesquisado;
· Recorte da foto relativa ao texto e escrita de texto, comentando sobre a beleza, a riqueza do turismo em cada lugar pesquisado;
· Confecção de um painel de textos: Turismo no RN/Brasil.
10. Produção de texto
Objetivos
· Ler a reportagem sobre a questão de filhos únicos e tirar conclusões sobre o assunto;
· Levantar causas e consequências da diminuição da natalidade;
· Destacar pontos positivos e negativos de ser filho único;
· Produzir texto sobre sua realidade familiar
Metodologia
· Distribuição de reportagens sobre o assunto e discussão sobre o tema, com levantamento de causas e consequências da diminuição da natalidade;
· Discussão sobre pontos positivos e negativos de ser filho único;
· Produção de texto, falando de sua própria realidade familiar.
11. Culturas agrícolas da comunidade
Objetivos
· Leitura e comentários de reportagens sobre a agricultura em várias partes do Estado;
· Comentários sobre as culturas agrícolas da própria comunidade.
Metodologia
· Pesquisa em jornais de reportagens sobre agricultura, leitura e comentários escritos e ilustrados.
· Escrita de uma reportagem sobre o cultivo da própria comunidade.
12. O que o Diário de Natal/O Poti oferece?
Objetivos
· Empregar adjetivos, caracterizando o jornal em uso na sala de aula;
· Criar um acróstico a partir de uma descrição do jornal Diário de Natal/O Poti.
Metodologia
· Com o jornal nas mãos, os alunos partirão em busca de palavras que descrevam a utilidade, que caracterizam a importância do jornal como meio instrumental de leitura e informação;
· Utilizando a palavra “DIÁRIO DE NATAL”, os alunos, em grupos de quatro elementos”, produzirão um acróstico, informando o que o jornal Diário de Natal oferece para os cidadãos norte-rio-grandenses.
Obs.: O professor usará o jornal de sua cidade/região.
13. O que será o futuro?
Objetivos
· Conscientizar-se sobre o problema da seca que afeta nossa região;
· Saber respeitar a natureza para não termos consequências ainda mais graves no futuro.
Metodologia
· Manuseio e leitura de várias reportagens sobre a seca, a poluição dos rios, etc;
· Questionamentos e debates sobre o assunto;
· Registro do que acham e colagem de gravuras sobre o assunto, recortadas de jornais;
· Coleta de lixo nos arredores da escola, igreja, no bairro onde moram e escrita de um artigo sobre a reciclagem e a importância de separar o lixo.
14. Álbum de palavras
Objetivos
· Estudar os significados das palavras e a classe gramatical a que elas pertencem;
· Reconhecer a importância da palavra certa na hora certa;
· Encontrar o significado das palavras no dicionário.
Metodologia
· Pesquisa de palavras no jornal;
· Montagem de um álbum com as palavras retiradas do jornal e classificação destas palavras em: bonitas, feias, carinhosas, gordas, estranhas, simpáticas, etc
· Trabalho das classes de palavras com o álbum confeccionado e dos significados das palavras com o auxílio do dicionário.
15. Notícia
Objetivos
· Despertar no aluno o interesse pela leitura e a importância de se manter informado sobre os acontecimentos do mundo, de ordem política, social e econômica.
Metodologia
· Os jornais são distribuídos na sala e cada aluno escolhe uma reportagem. Feita a leitura da mesma, responde oralmente os questionamentos feitos pala professora;
· Recorte e colagem da reportagem e respostas às perguntas formuladas pelo professor;
· Produção de uma reportagem.
16. Conflitos no mundo
Objetivos
· Destacar notícias/reportagens que se refiram aos países citados em conflitos na atualidade. Os temas podem referir-se a qualquer assunto: economia, educação, esportes, etc.
Metodologia
· Exposição oral, acompanhando o assunto do livro;
· Distribuição do jornal para procura de notícias/reportagens relacionadas ao assunto em estudo;
· Destaque das características dos países e descoberta de outras que não foram estudadas.
17. Diversão e arte
Objetivos
· Explorar a criatividade do aluno e mostrar as artes existentes em nosso país como: teatro, pinturas, músicas e várias misturas de artes.
Metodologia
· Pesquisa e recorte no jornal de figuras que estejam mostrando pinturas, peças de teatro, molduras, decoração, formas arquitetônicas;
· Confecção de um painel com as mesmas;
· Análise de cada figura, nos diversos aspectos: o que representam?, a que épocas se relacionam, quais os estilos?, entre outras.
18. Trabalhando com classificados
Objetivos
· Realizar atividades em classificados, estimulando o desenvolvimento da leitura, interpretação de logotipos, relação número/numeral, classificação e seriação, desenvolvimento da criatividade e função semiótica.
Metodologia
· Os alunos iniciam esta atividade conhecendo e explorando o caderno de classificados. Terão a oportunidade de conhecer como um pequeno anúncio é produzido;
· Escolha e leitura de um anúncio, interpretando-o oralmente;
· Representação através de um desenho e produção de um texto para esse anúncio desenhado;
· Interpretação do anúncio através de um teatrinho;
· Comparação dos anúncios produzidos pelos alunos com o original.
19. O cigarro e a saúde
Objetivos
· Mostrar para o aluno os prejuízos causados pelo cigarro;
· Identificar quantidades.
Metodologia
· Coletânea de textos para servir de “gancho”, referentes ao assunto, para a discussão e estudo de vários conteúdos programáticos:
Ciências: saúde, drogas, fumante passivo, o corpo humano.
Matemática: conceito de porcentagem e quantidade a partir de números de cigarro fumados por dia.
Educação artística: produção de histórias e ilustração.
20. História em quadrinhos
Objetivos
· Desenvolver a noção de espaço em quadrinhos;
· Escrever textos com diálogos.
Metodologia
· Recorte de uma reportagem;
· Leitura e debate da reportagem;
· Transformação do conteúdo da reportagem em história em quadrinhos;
OBS.: O trabalho deverá ser desenvolvido em grupos.
21. Montagem de livro com classificados poéticos
Objetivos
· Identificar a utilidade do Caderno de Classificados;
· Ter critérios na escolha dos classificados;
· Solucionar problemas criados coletivamente através dos classificados escolhidos;
· Criar poesias inspiradas nos classificados selecionados;
· Trabalhar gramática e ortografia com as poesias dos livros.
· Criar problemas usando cálculos mentais e escritos.
Metodologia
· Conversa sobre a utilidade do Caderno de Classificados e o manuseio do mesmo;
· Escolha dos classificados considerados, pelos alunos, mais atrativos;
· Criação de poesias baseadas nos classificados escolhidos;
· Produção de um livrinho com as poesias, ilustrando-as com desenhos ou gravuras do jornal;
· Trabalhos com gramática e ortografia com poesias dos livros confeccionados;
· Criação de problemas usando cálculos mentais e escritos.
22. Paródia e leitura
Objetivos
· Identificar diferentes tipos de textos;
· Desenvolver entonação, melodia e ritmo;
· Valorizar a importância da leitura do jornal.
Metodologia
· A partir de uma música, escrever uma nova letra, ressaltando a importância de desenvolver o hábito da leitura de jornal, enfocando o jornal da sua região/município.
23. Explorando a primeira página
Objetivos
· Reconhecer o jornal como um meio de comunicação de massa;
· Estimular o desenvolvimento do senso crítico frente ao que é apresentado pelos meios de comunicação.
Metodologia
· Pedir que os alunos tragam de casa a primeira página do jornal
· Observar o jornal e responder oralmente:
» Como é o papel utilizado para a impressão do jornal?
» Qual é o preço do jornal?
» Qual é o nome do jornal e a data de publicação?
» Qual a manchete que aprece em destaque na primeira página?
· Observe o índice do jornal:
» De quantos assuntos trata esse jornal?
» Como se apresenta a distribuição de textos nesta página?
» As manchetes da primeira página dão uma ideia do conteúdo do jornal?
· A sua notícia:
» Escolher uma notícia sobre um assunto que lhe interesse e colar numa folha de papel ofício;
· Observe a sua notícia e responda:
» De que jornal você tirou?
» Em que seção ela se encontrava?
» Qual o assunto tratado nesta notícia?
» Qual o título?
» Por que esta notícia lhe chamou a atenção?
» Faça um resumo oral, para seus colegas, da sua notícia.
» Escreva um texto dando a sua opinião ou justificativa da sua notícia.
24. Sou repórter
Objetivos
· Proporcionar aos alunos informações diversas, através das manchetes de jornal;
· Conhecer a interpretação que fazem das notícias veiculadas, desenvolvendo a coerência e coesão no texto escrito.
Metodologia
· Seleção de manchetes de jornais e apresentação oralmente;
· Redação da mesma, assumindo o papel de repórter;
· Eleição para escolha do repórter da semana.
25. Interpretação de charges
Objetivos
· Refletir sobre o verdadeiro significado das charges;
· Interpretar criticamente a realidade brasileira através de charges.
Metodologia
· Manuseio do jornal para escolha das charges;
· Produção das interpretações;
· Apresentação e discussão crítica.
26. Importância do ar
Objetivos
· Conhecer a importância do ar puro na vida.
Metodologia
· Confecção de um pulmão com papel lustroso;
· Pesquisa, em jornal, de reportagens referentes à poluição;
· Colagem das reportagens no pulmão;
· Escrita sobre o assunto, opinando sobre os fatos.
27. Nossos vizinhos
Objetivos
· Conhecer aspectos econômicos, geográficos e culturais dos municípios vizinhos.
Metodologia
· Trabalhos com conceitos de limites;
· Localização em mapas: Acari, Rio Grande do Norte, Brasil;
· Leitura de conteúdos sobre limites, no livro didático;
· Busca de informações nos jornais, livros e revistas sobre os municípios vizinhos (alunos organizados em grupos);
· Escrita de um texto com base nas informações adquiridas nos jornais (cada grupo com um município);
· Confecção de um cartaz sobre o município pesquisado;
· Escolha, por votação, de um município para viver, caso tenha que mudar de cidade.
28. Livro de reportagens
Objetivos
· Estimular e desenvolver o gosto pela leitura.
Metodologia
· Escolha, pelo aluno, de um tema de seu interesse;
· Seleção de reportagens relacionadas ao tema durante um bimestre;
· Organização de um livro com introdução escrita pelo aluno, índice, reportagens selecionadas, conclusão do trabalho.
29. Usando a reportagem
Objetivos
· Desenvolver a escrita e o senso crítico;
· Desenvolver a criatividade;
· Levar o aluno a conhecer a realidade que o cerca.
Metodologia
· Pesquisa em jornais de alguns fatos, recorte de figuras e reportagens;
· Criação de uma história a partir da reportagem escolhida;
· Confecção, com as histórias criadas, de um livrinho de história.
30. ABC da gente
Objetivos
· Diferenciar nomes próprios e comuns;
· Conhecer diferentes grafias das letras;
· Associar nomes á figura;
· Produzir texto descritivo.
Metodologia
· Recorte das letras maiúsculas do alfabeto no jornal e colagem, uma em cada página;
· Recorte de nomes de pessoas e colagem na página respectiva à letra;
· Ilustração com gravuras, recortadas no jornal, que representem o nome da pessoa.
31. Conhecendo as siglas
Objetivos
· Identificar diferentes siglas no jornal e escrever o seu significado.
Metodologia
· Distribuição de jornais a pequenos grupos;
· Identificação de siglas em manchetes e em pequenos textos;
· Recorte das siglas e colagem num pequeno cartaz;
· Escrita dos significados das siglas;
· Apresentação dos trabalhos ao grande grupo.
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Revista Ciência Hoje das Crianças
Setembro de 2009
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O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, sendo suas manifestações o retrato fiel da cultura do nosso país.
1. Roda de conversa: Conversa informalmente sobre o carnaval: fantasias, serpentina, confetes, tipos de músicas e manifestações carnavalescas. Após a conversa, dividir a turma em grupos de no máximo quatro alunos e solicitar uma pesquisa: “A origem do carnaval”.
Cada grupo fará a apresentação da pesquisa para o restante da sala e depois a professora conduzirá um texto coletivo com base nas informações coletadas.
2. Confecção de máscaras:
MÁSCARA DE CARNAVAL
Você vai precisar:
• Papel-cartão ou micro-ondulado de várias cores
• Régua
• Cola branca
Modo de fazer:
1. Corte uma tira de papel de 40 x 10 cm.
2. Faça um cilindro com essa tira grampeando atrás do tamanho da cabeça da criança.
3. Recorte o equivalente ao formato dos olhos e cole os enfeites de acordo com o gosto de cada um.
4. Tarde (manhã) recreativa com desfile e concurso da fantasia mais criativa e baile de carnaval. É diversão garantida!
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PÁSCOA
A Páscoa (Pessach – palavra que vem do hebraico e que significa passagem) é um evento religioso-cristão, considerado o maior e o mais importante para a Igreja. Nele os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, sua vitória sobre a morte depois de ser crucificado.
1. Roda de conversa: Sente em círculo e conduza a conversa fazendo algumas perguntas.
• O que é a Páscoa?
• Quais são os símbolos da Páscoa?
• Como a sua família comemora a Páscoa:
Reflitam sobre o objetivo maior da Páscoa: o renascimento, o conhecimento de uma nova vida. É importante que todos os alunos se coloquem.
2. Divida a turma em duplas e realizem uma pesquisa sobre os símbolos pascais: o coelho, os ovos, o cordeiro, a cruz, o círio, o pão e o vinho. Após a pesquisa, as duplas apresentarão suas conclusões em forma de texto em uma roda de conversa.
3. Compartilhar é o objetivo principal da Páscoa. Para vivenciar essa experiência, confeccionem uma cestinha de Páscoa e dentro dela coloquem ovinhos feitos em cartolina, com palavras que representem ações que levem à construção de um mundo melhor. Por exemplo: amor, fraternidade, esperança etc. Depois de prontas, ofereçam a seus familiares no domingo da Páscoa.
Você vai precisar:
• Papel-cartão ou micro-ondulado
• Cartolina
• Tesoura
• Cola branca ou fita adesiva
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DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, no dia 18 de abril de 1882, o visionário escritor que lutou muito para ampliar a leitura no Brasil. Até os dias atuais é reconhecido como o principal autor de livros infantis, por sua linguagem fácil e imaginativa.
1. “Um país se faz de homens e livros.” – Monteiro Lobato
Monteiro Lobato retratou como ninguém a essência da cultura brasileira em sua obra, por meio de personagens com características regionais, evidenciando os costumes da roça e as lendas do folclore nacional.
Roda de leitura
Modo de fazer
1. Escolha uma obra de Monteiro Lobato.
2. Dilua a leitura em rodas diárias, criando suspense e despertando a curiosidade das crianças para a próxima roda.
2. “Quem conta um conto aumenta um ponto.”
Após a leitura, monte uma oficina de criação com seus alunos. Proponha que em duplas elaborem um texto mudando ou acrescentando personagens, acontecimentos e situações à história lida. Os recontos deverão se transformar em um livro que poderá ser doado para a biblioteca da escola para que outras crianças possam perceber que também são capazes de se transformarem em autores.
Crie uma bela capa com desenhos feitos pelos alunos. Vai ficar sensacional!
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DIA DAS MÃES
Roda de conversa: Sente em círculo com seus alunos e conversem sobre o papel das mães na sociedade e na natureza. Discutam sobre a dependência dos filhotes e das crianças pelas mães em termos de proteção e cuidados para enfrentar a vida e se tornarem autônomos.
1. Pesquisem sobre o papel de diferentes mães (fêmeas) para o crescimento e desenvolvimento dos seus filhotes.
• Divida a turma em grupos e escolha uma mãe diferente.
• Após a pesquisa, façam uma produção de texto e cada grupo fará a apresentação dos textos em uma roda de leitura.
2. Confeccionem um móbile com corações feitos em papel. Peça para que os alunos escrevam nos corações palavras que traduzam o sentimento que une mães e filhos. Ofereça o móbile como presente para as mães.
3. Criem um poema coletivo utilizando as palavras escritas no móbile.
4. Façam uma produção artística em tela ou outro material, tendo como inspiração o amor que as mães sente pelos filhos e vice-versa.
5. Organizem um vernissage e convidem as mães para visitarem. Será emocionante!
Você vai precisar:
• Papel-cartão vermelho ou micro-ondulado
• Vareta (para fazer pipa)
• Fio de náilon ou barbante.
Não se esqueçam de dar um título às obras!
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FESTAS JUNINAS
As tradicionais Festas Juninas somam hoje várias contribuições de povos que aqui chegaram e se estabeleceram. Podemos dizer que são um autêntico “coquetel de culturas”, arranjo perfeito que atrai milhões de turistas para fazer parte desse grande festejo nacional que envolve dança, música e gastronomia, sem falar das brincadeiras.
1. Roda de conversa: Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele.
2. Roda de leitura: Procure diferentes textos: Informativos, poesias, músicas juninas, quadrinhas etc. Socialize com os alunos, mostrando como é rico o universo dos festejos juninos.
3. Após a leitura dos textos, peça para que cada um escolha um estilo e faça uma produção de texto que deverá ser ilustrada.
Façam uma exposição dos textos no mural da sala.
4. Bandeirinhas animadas:
Você vai precisar:
• Papel de várias cores (cartão, cartolina ou micro-ondulado)
• Cola branca
• Barbante
Modo de fazer
1. Faça os moldes em sulfite com o formato e o tamanho da bandeirinha: braços, olhos, boca e chapéu.
2. Recorte todas as partes de acordo com os moldes.
3. Cole os braços por trás, sempre dando a ideia de movimento.
4. Cole os detalhes do rostinho da bandeirinha, crie várias expressões mudando olhos e boca.
5. Cole com fita crepe uma alça de barbante e pendure na parede ou nas portas para fazer a decoração da escola.
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DIA DOS PAIS
1. Roda de conversa: Conversar sobre o pai das crianças: seus nomes, profissões, características físicas e de personalidade. Pedir alguns dias antes para que cada criança leve uma foto de seu pai ou de alguém que o represente para mostrar para os amigos.
2. Ainda em roda, promover dramatizações com os alunos: como é o meu pai trabalhando, como ele fica em casa, como vejo o meu pai, meu pai triste, alegre, zangado etc.
Obs.: Os alunos que não têm a presença do pai biológico devem participar normalmente das atividades. Cabe ao professor tratar o assunto com naturalidade, conversando sobre as diferentes estruturas familiares existentes atualmente, pontuando que PAI é aquele que nos dá amor e carinho, independente dos laços sanguíneos.
3. Presente para o pai
CHAVEIRO
Você vai precisar:
• Oito cores diferentes de papel-cartão ou micro-ondulado
• Cordão colorido
• Argola para chaveiro
• Cola branco
• Fita crepe
Modo de fazer:
1. Recorte oito círculos de 8 cm de diâmetro de cores diferentes.
2. Dobre cada círculo ao meio no sentido da onda do papel, deixando a cor para dentro e o avesso para fora.
3. Cole cada círculo dobrado um sobre o outro com cola branca.
4. Amarre o cordão colorido em uma argola própria para chaveiros.
5. Fixe o cordão bem no centro com fita crepe.
6. Cole as duas últimas partes dos círculos, isto é, cole o último com o primeiro para formar uma esfera.
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DIA DO FOLCLORE
1. Roda de leitura: “A lenda do Saci-pererê”.
Você deverá ler a lenda, em tom de suspense, despertando a curiosidade das crianças em relação ao personagem. Ao final da leitura, peça para que as crianças contem o que já ouviram falar sobre o Saci.
2. Roda de conversa: Ainda em círculo, comente com os alunos que o Saci ganhou um dia só para ele no nosso calendário, instigando a curiosidade. Em seguida, divida a sala em duplas e peça uma pesquisa para descobrir que dia é esse e porque foi escolhido para homenageá-lo. Após a atividade, cada grupo fará uma apresentação sobre suas descobertas.
3. Jogo do Saci: “Diversão garantida”.
Com a leitura da lenda e da pesquisa sobre o dia do Saci, com certeza as crianças já sabem quais são as travessuras que ele costuma fazer, como ele vive e pro que goste de Assustar as pessoas.
Com base nessas informações, divida os alunos em grupos e proponha a produção de um jogo de tabuleiro, cujo objetivo seja capturar o Saci.
Cada grupo deve criar regras claras e utilizar recursos como: dados, cartas com “pistas” e “castigos” pelo trajeto. Depois de concluídos, os grupos trocarão os jogos para que todos se divirtam a valer!
4. Proposta de produção de texto: “Trocando as bolas”.
O Saci é um duende idealizado pelos indígenas brasileiros como apavorante, que faz travessuras e gosta de enganar as pessoas.
Imaginem que o Saci cansou de fazer maldades e resolveu se transformar em um menino que protege a natureza, utilizando recursos como: a verdade, a amizade e a solidariedade. Enfrente esse desafio e escreva uma história em que o Saci será defensor da natureza sem usar suas “famosas” travessuras.
Continue a história: O Saci “gente boa”
“Numa floresta distante da cidade, três meninos chamados Pedro, André e João estavam acampando, quando ouviram um longo assobio...
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DIA DA CRIANÇA
1. Roda de conversa: Discutir com os alunos sobre a importância de comemorar o Dia da Criança. É importante ressaltar que esse dia vai além de ganhar presentes, sendo sua função principal a reflexão de que toda a sociedade tem o dever de cuidar para que todas as crianças tenham seus direitos garantidos e assim cresçam saudáveis e felizes.
2. Vamos brincar? A Declaração Universal dos Direitos da Criança, no artigo 7º, enfatiza o direito de brincar:
“Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito.”
Façam uma lista de algumas brincadeiras conhecidas pela maioria da turma. Divida os alunos em grupo e cada um escolherá uma brincadeira. Façam uma ficha sobre a brincadeira, regras (como faz para brincar) e ilustrem.
Montem um fichário com as brincadeiras e brinquem a valer!
3. Construindo brinquedos – Dedoches
Você vai precisar
• Papel micro-ondulado, fita adesiva, lápis de cor, canecas hidrográficas, retalhos de papel colorido.
Modo de fazer:
1. Faça pequenos cilindros com retalhos de papel micro-ondulado e cole com fita adesiva.
2. Desenhe e pinte animais utilizando os retalhos de papel colorido.
3. Recorte os animais e cole nos cilindros.
4. Crie outros personagens, se quiser.
5. Coloque nos dedos (deverão entrar com folga) e use a imaginação!
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DIA DO PROFESSOR
1. Roda de leitura: Leia com ênfase e entusiamo a poesia “Ser professor”.
Ser professor
Ser professor é SER..
Apenas isso.
É o que tento.
Todos os dias.
Um de cada vez.
Ensinando e aprendendo;
Sorrindo;
Desafiando;
Acreditando;
Dando as mãos;
Ouvindo;
Abraçando;
Observando
Construindo e reconstruindo
Sempre!
2. Após a leitura do poema, reflitam sobre o papel do professor na sociedade e façam um cartaz com o título: “10 motivos para ser professor” e exponham no mural da sala de aula.
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DIA DA BANDEIRA
1. Roda de leitura: Leia o Hino Nacional em partes, decodificando as palavras e seus significados no contexto, fazendo um paralelo entre o Brasil da época do Império e o Brasil atual. Após a leitura, converse com seus alunos sobre a importância dos símbolos nacionais, despertando e incentivando o amor à Pátria e o senso crítico.
2. A Bandeira Nacional – “Nosso maior símbolo”
Mostre a bandeira aos alunos e juntos identifiquem suas características. A
Bandeira tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde e
no centro uma esfera azul com uma faixa branca atravessada com os dizeres
“ORDEM E PROGRESSO”. No círculo azul estão 27 estrelas que representam o céu
E várias constelações.
Após esse levantamento, proponha uma pesquisa e siga este roteiro:
• O que as estrelas representam.
• Procurem saber qual é o significado de cada uma das cores da bandeira.
• Como e em que situações a bandeira nacional deve ser utilizada.
• Façam uma ilustração.
CONFECCIONANDO UMA BANDEIRA
Você vai precisar:
• Papel-cartão, cartolina ou micro-ondulado nas cores: verde, amarelo, azul e branco.
• Fita crepe ou cola branca.
Modo de fazer:
1. Recorte as partes correspondentes (retângulo, losango e círculo) em tamanho proporcional (utilize um modelo).
2. Cole o losango por cima do retângulo e o círculo por cima do losango.
3. Cole uma tira branca e estreita no meio do círculo azul e escreva “ORDEM E PROGRESSO”.
4. Desenhe, recorte e cole as estrelas em seus lugares (siga o modelo).
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DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
1. Roda de leitura: Escolha alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que você considere mais adequados para os seus alunos, leia e reflita sobre cada um deles, provocando uma “discussão”. É fundamental que todos emitam suas opiniões e observações.
2. Após esse momento de reflexão, comemorem a data com uma festa que pode ter como título: “Celebrando a VIDA”.
Prepare o local da festa visando sensibilizar os alunos, por isso é muito importante providenciar: lanche, música, enfeites etc.
Depois dos preparativos, os convidados (alunos) se encaminham para o local do evento, onde deverão preencher um “convite” de participação para serem identificados. O convite deve conter: nome, data de nascimento, o que mais gosta de fazer e um local em que conheceu uma pessoa importante. Colocar o convite em um caixa.
Depois, cada criança retira um convite e procura a pessoa que tirou o seu, e assim trocam informações sobre os dados do convite, interagindo e descobrindo afinidades com os colegas com o objetivo de fortalecer as relações.
3. Direito à vida: “Nosso compromisso”
“Todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
A partir do artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, façam dois cartazes. No primeiro pesquisem, recortem e colem figuras que representem esse artigo e, no segundo, figuras que não representem. Exponham no mural da escola.
Para contextualizar melhor o tema, escrevam frases, palavras ou pequenos textos justificando as ilustrações.
Isso sim é um exercício de cidadania!
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NATAL
1. Roda de conversa: faça um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o Natal, em que cada uma contará como é comemorado em sua casa. Discutam sobre o verdadeiro sentido do Natal: a valorização da família, o respeito pelas pessoas, a vivência do amor entre as pessoas etc.
2. Roda de leitura: Leia um texto que retrate a origem do Natal. Se preferir, peça aos alunos que pesquisem sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades e tragam os textos para serem lidos na roda. A leitura pode ser diluída, dependendo da quantidade de textos.
3. Produção de texto: Façam uma produção coletiva tendo como base os dados levantados anteriormente. Pensem em um título bem criativo!
4. Presépio: Ao lado do pinheiro, dos presentes e do Papai Noel, o presépio é uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra “presépio” significa lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo.
A tradição do presépio se dá por ser a representação artística do nascimento do menino Jesus.
Façam uma pesquisa prévia sobre diferentes presépios e seus personagens.
A proposta é construir no último dia de aula ou na festa de encerramento. Será um sucesso!
PRESÉPIO
Você vai precisar:
• Papéis coloridos
• Fios de lã
• Papelão
• Retalhos de papel
• Retalhos de tecido
• Potes de Danone, entre outros
Professor, coloque música clássica ao fundo enquanto as crianças trabalham, criando um ambiente tranqüilo e próprio para a criação.
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Bingo com classes gramaticais
Para fechamento da unidade de trabalho com as classes gramaticais, propomos a atividade a seguir:
1. Prepare cartelas, no estilo convencional das de bingo, divididas em quadrinhos (sugerimos 4x4 ou 16 casas). Escreva o nome das classes gramaticais em onze espaços, deixando cinco espaços vazios. Os espaços vazios são muito importantes, pois permitem uma visualização mais clara e reduzem o tempo da atividade. As cartelas devem ser diferentes entre si, podendo haver, é claro, algumas classes repetidas.
2. Faça fichas com palavras correspondentes às classes gramaticais estudadas que aparecem nas cartelas. (Elas correspondem às pedrinhas numeradas do bingo convencional.). Coloque-as em um saco ou caixa de onde serão retiradas para o sorteio.
3. "Cante" a palavra sorteada. Se o aluno achar que tem na sua cartela a classe gramatical da palavra que foi dita, irá escrevê-la na casa correspondente.
4. Aquele aluno que preencher primeiro todos os itens da sua cartela será o vencedor.
Variações:
* Pode haver prêmios também para quem completar primeiro uma linha ou coluna.
* Se você quiser reutilizar as cartelas, distribua aos alunos pequenos pedaços de papel em branco, do tamanho das casas nas cartelas. Em vez de escrever a palavra na própria grade, os alunos as escreverão no papelzinho, e colocarão este sobre o lugar apropriado na cartela.
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Você sabia que algumas aranhas cospem veneno?
Os animais apresentam as mais variadas estratégias naturais de sobrevivência e este texto nos conta sobre uma espécie de aranha, que, pelo hábito de cuspir veneno sobre suas presas, é conhecida como cuspideira. A partir da curiosidade que o texto despertar entre os alunos, podemos seguir dois caminhos. O primeiro é pesquisar sobre as mais diversas espécies de aranhas, tentando identificar as que não têm veneno e as que têm, e, ainda, com base nas venenosas, descobrir como atacam e quais são suas vítimas habituais. Outra possibilidade de trabalho é pesquisar com a turma de uma maneira mais geral sobre animais que apresentam veneno, buscando saber o que esse veneno pode provocar nos seres humanos, o que devemos fazer para não correr o risco de ser picado por algum desses bichos e como proceder caso isso aconteça.
Desta segunda possibilidade investigativa podem fazer parte algumas espécies de cobras, lagartos, aranhas (claro!) e outros bichos que sejam potencialmente nocivos aos seres humanos no contato com o respectivo veneno. Vale lembrar que o propósito dessa investigação não é colocar o animal na posição de vilão e, sim, saber como, onde e as razões pelas quais costuma atacar, para que possamos lidar com a prevenção. E no caso de um ataque, quais devem ser as primeiras providências?
Livros e internet podem ajudar muito na coleta de informações, mas seria muitíssimo interessante contar com um médico ou biólogo especializado em animais peçonhentos. Esse profissional poderia explicar como é feito o antídoto para o veneno de cada espécie e responder a muitas outras curiosidades da turma. E, então, vamos lá?
Revista Ciência Hoje das Crianças
Abril/2011