segunda-feira, 23 de abril de 2012

No mundo das novas habilidades, o aprender a aprender envolve os variados e muitas vezes sofisticados recursos tecnológicos

QUAIS SÃO OS  CAMINHOS DA PESQUISA  ESCOLAR EM NOSSO SÉCULO?

Leandro Wendel Martins

Lembro-me do século passado, quando cursava os anos finais do Ensino Fundamental, íamos à biblioteca pública para confeccionarmos os trabalhos do bimestre. Copiávamos partes dos livros em folhas de papel almaço e depois construíamos a capa, algumas elaboradas com pequenas queimaduras nas bordas, outras com desenhos copiados, e finalmente entregávamos o calhamaço de folhas aos professores. Hoje, entendo que essa dinâmica me fez aprender muito, pois desenvolvi autonomia indo e voltando da biblioteca, adquiri o hábito de pesquisar, melhorei meu repertório linguístico e convivi com pessoas.

Em relação às habilidades, podemos afirmar: são necessárias na construção de competências; podemos aprimorá-las em diferentes situações; seu desenvolvimento depende da prática; o comando do professor é a chave para os alunos desenvolverem habilidades específicas.

Portanto, analisando as premissas de nossa questão, fica claro que as metodologias do passado são necessárias e importantes, mas o aprender a aprender (autodidatismo) envolve novas dinâmicas, principalmente na escola. Vamos pesquisar com alguns recursos, partindo de simples ao sofisticado, lembrando que as habilidades são pessoais e estaremos em estágios diferentes:

* Plataforma de busca: O Google (www.google.com.br) é a mais famosa delas e disponibiliza comandos para refinarmos nossas pesquisas. Temos que dobrar a atenção (analisando, verificando, interpretando etc.) em relação ao saber epistemológico no ambiente escolar, pois as pesquisas na rede sempre exigirão confronto com obras de referência.

* Plataforma educacional: A 10 Escola Digital (www.solucaosei.com.br) proporciona um ambiente interativo e direcionado aos interesses didáticos. A vantagem desta plataforma educacional está na qualidade do material disposto, pois a revisão e o direcionamento didático estão atestados pela equipe pedagógica responsável. Ela oferece recursos como jogos, imagens para projeção em sala de aula, interação com os alunos por meio da plataforma, testes e outras ferramentas que facilitam a vida do professor e enriquecem as aulas.

* Software (tradutor): Pesquise sem fronteiras idiomáticas. Escolhi o Bing Bar 7.0, e o Explorer já abre com a barra que oferece um ícone para tradução, mas existem outras opções que o Google também oferece. O link para baixar a barra do Bing é: http://www.baixaki.com.br/download/bing-bar.htm. Alguns cuidados são sempre necessários, como um bom programa antivírus e o hábito de ler as avaliações dos usuários que utilizam o software.

Nada substitui a capacidade de interagir do professor, e ainda temos competência para avaliar os conteúdos oferecidos aos alunos. Isso não nos desobriga de uma aula mais interessante e atraente, pelo contrário, cobra novos conhecimentos, que construiremos estudando,praticando, planejando, aplicando e avaliando.

Revista Leya na Escola - Número 1 . Ano 1.


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