Confira como evitar atividades sem
foco ou morosas, que roubam um precioso tempo da aprendizagem
Camila Monroe (camila.monroe@abril.com.br)
1. Utilizar o tempo de aula para
corrigir provas
O problema
O problema
Deixar a turma sem fazer nada ao corrigir exames ou
propor que os alunos confiram as avaliações.
A solução
A solução
Nesse caso, o antídoto é evitar a ação.
Corrigir provas é tarefa do educador, para que ele possa aferir os pontos em
que cada um precisa avançar. E o momento certo para isso é na hora-atividade.
2.
Exigir que todos falem na socialização
O problema
O problema
Durante um debate, pedir que todos os estudantes se
manifestem, gerando desinteresse e opiniões repetitivas.
A solução
A solução
O ideal é fazer perguntas como
"Alguém tem opinião diferente?" e "E você? Quer acrescentar
algo?". Assim, as falas não coincidem e os alunos são incentivados a ouvir
e a refletir.
3.
Não desafiar alunos adiantados
O problema
O problema
Crianças que terminam suas tarefas
ficam ociosas ao esperar que os demais acabem. Além de perder uma chance de
aprender, atrapalham os colegas que ainda estão trabalhando.
A solução
A solução
Ter uma segunda atividade relacionada
ao tema da primeira para contemplar os mais rápidos.
4.
Colocar a turma para organizar a sala
O problema
A arrumação de carteiras e mesas para
trabalhos em grupo e rodas de leitura acaba tomando uma parte da aula maior do
que das atividades em si.
A solução
A solução
Analisar se a mudança na disposição do
mobiliário influi, de fato, no aprendizado. Em caso positivo, vale programar
arrumações prévias à aula.
5.
Falar de atualidades e esquecer o currículo
O problema
O problema
Abordar o assunto mais quente do momento por várias
aulas, o que pode sacrificar o tempo dedicado ao conteúdo.
A solução
A solução
Dosar o espaço das atualidades e
contextualizar o tema. Em Geografia, por exemplo, pode-se falar de
deslizamentos de terra relacionando-os aos tópicos de geologia.
6.
Realizar atividades manuais sem conteúdo
O problema
O problema
Pedir que os alunos façam atividades como
lembrancinhas para datas comemorativas sem nenhum objetivo pedagógico.
A solução
A solução
Só propor atividades manuais ligadas a
conteúdos curriculares - nas aulas de Artes, por exemplo, para estudar a
colagem como um procedimento artístico.
7.
Propor pesquisas genéricas
O problema
O problema
Pedir trabalhos individuais sobre um
tema sem nenhum tipo de subdivisão. Como resultado, surgem produções iguais e,
muitas vezes, superficiais.
A solução
A solução
Dividir o tema em outros menores e com
indicações claras do que pesquisar. Isso proporciona investigações mais
profundas e dinamiza a socialização.
Resta lembrar que nem tudo o que foge
ao planejamento é perda de tempo. Questionamentos, por exemplo, são indícios de
interesse no assunto ou de que um ponto precisa ser esclarecido. "Para
esse tipo de desvio de rota, vale, sim, abrir espaço. Afinal, são atividades
reflexivas e que auxiliam na aprendizagem", afirma Cristiane Pelissari,
formadora da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
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