quinta-feira, 2 de junho de 2011

FESTAS JUNINAS


A origem da nomenclatura “festa junina” tem na verdade duas prováveis explicações. Uma é que talvez este nome tenha surgido pelo motivo da festa ser comemorada no mês de junho, a outra é que ela surgiu em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João. Várias características das danças juninas tiveram forte influência de países como Portugal, Espanha, China e França. Dos franceses vieram os passes das danças nobres, de Portugal e Espanha a dança com fitas e da China a magia dos fogos de artifício. Tudo isso junto, ao longo do tempo marcou o que seria uma das maiores festas populares do Brasil.
Apesar de ser festejada em todas as regiões do território brasileiro, as festividades juninas ganham bastante expressão na região Nordeste. O povo nordestino, por sofrer muito com a seca, aproveita as festas juninas para agradecer as raras chuvas que salvam a agricultura. Mês de junho nesta região, é época de homenagear três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
festas-juninas-comidas-tipicas
Como junho é o mês marcado pela alta na colheita do milho, a maioria das comidas típicas da festa junina é feita a base de milho. Podemos citar entre outras delícias a pamonha, a canjica, o mungunzá, o milho cozido ou assado na fogueira, a pipoca e o bolo de milho. Mas, tão importantes e solicitadas como estas já citadas, ainda temos o pé-de-moleque, o quentão, arroz doce, cocada, broa de fubá e bombocado.
Várias cidades do Nordeste são ultimamente visitadas nesta época do ano, principalmente Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Turistas de todo o país vêm experimentar as comidas típicas das festas juninas e ver de perto um evento popular cheio de cores, brilhos e muita animação.
A mesa farta é símbolo da celebração pela renovação do plantio e agradecimento pelas chuvas que trouxeram um bom resultado na colheita daquele ano. 
Festa junina é época de festa, alegria e uma culinária típica. Impossível resistir a tantas delícias.

Fonte:  Mundo Hoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário