quarta-feira, 3 de dezembro de 2014


Passando 2014 a limpo

 Faça uma lista de todos os projetos desenvolvidos em sala de aula. Apure se você soube planejar e administrar o tempo, estabelecer objetivos e conteúdos, escolher os melhores recursos e se seus alunos aprenderam como você queria. Relembre os acontecimentos mais marcantes na aplicação dos projetos em sala de aula.
Avalie a sua responsabilidade nas principais dificuldades e conquistas dos alunos. Questione-se: onde acertei, onde errei, tive preguiça ou faltou visão?
Destaque as principais diferenças de desempenho entre as turmas e os motivos.       Depois, compare com suas estratégias didáticas.
Avalie a sua interação com os colegas, a coordenação, a direção e os pais dos alunos.
Proponha estratégias e mudanças para o próximo ano baseadas nos resultados de seu balanço. O que eu faria diferente? O que vale a pena repetir? O que devo priorizar para 2015?
Reflita sobre sua carreira e a maneira como você investiu nela. Como foi minha participação nos encontros de formação continuada?
Compare a sua reflexão com a de seus colegas, aceite opiniões e sugestione sobre os resultados do ano letivo.
Estabeleça como meta a reflexão diária sobre seu trabalho e determine projetos a curto e longo prazos. Para isso, estreie um caderno novo escolhido a dedo! Nele, responda todos os dias à pergunta: o que eu aprendi hoje?
Faça uma limpeza nas gavetas e nos armários de casa e da escola.
Sem dó, guarde apenas o que exemplifique questões fundamentais de aprendizagem.

Adaptação da revista Nova Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário