sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dez medidas para prevenir à violência escolar


1.         Propor atividades que ajudem a formar/reforçar vínculos na escola entre seus agentes (alunos, professores, servidores e gestores).
2.        Desenvolver estratégias diversas tanto para conhecer os alunos e suas famílias quanto para valorizar as habilidades e os aprendizados que podem compartilhar com a escola.
3.        Discutir realmente as normas de convivência na escola, com abertura para modificá-las a partir do debate com todos os envolvidos.
4.       Criar canais de expressão e momentos rotineiros de escuta dos participantes da comunidade escolar.
5.       Tornar o currículo vivo e relevante para os alunos, na mesma medida que os professores sintam-se valorizados e engajados.
6.       Identificar na escola um espaço reservado e agradável para o processo restaurativo.
7.       Organizar grupos para discutir temas importantes para os alunos, como bullyng, namoro, questões que surgem nas redes sociais, etc.
8.       Propor caminhos de prevenção e reparo de danos, com uma equipe que possa mediar e acompanhar os acordos feitos.
9.       Procurar o auxílio de profissionais para apoio e formação, assim como também buscar referências sobre o tema da justiça restaurativa.
10.     Autoavaliar-se, isto é, estar aberto a rever suas ações, seja pessoalmente, seja da escola como um todo, e usar os dados levantados para desenvolver o potencial de todos, melhorando a convivência no espaço escolar.
Fonte: Revista Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico. Setembro/Novembro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário