sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sugestão de atividade


Primeiro de maio
Esta atividade auxilia o aluno a:
·       Conhecer a história da criação do Dia do Trabalho;
·       Estabelecer relações entre o feriado e a cultura do trabalho;
·  Posicionar-se criticamente no que diz respeito à importância do trabalho para a vida social e econômica do País.

Conteúdo:
·     Dia do Trabalho.

Você vai precisar de:
·      Livros e/ou sites de pesquisa.

Procedimentos:
·       Os alunos, organizados em grupos, serão orientados a buscar em livros ou sites de pesquisa a origem da comemoração do Dia do Trabalho.
·         Em seguida, cada grupo aprofunda sua pesquisa, levantando informações sobre a criação, no Brasil, do salário mínimo e da Justiça do Trabalho.
·         Para adensar a atividade, o professor solicita aos alunos que respondam às seguintes questões:
1.       O que você acha de o Dia do Trabalho ser visto como um dia de descanso?
2.       Você acredita que a criação do salário mínimo ofereceu garantias à população brasileira?
3.      Você considera justo o valor atual do salário mínimo? Crê ser possível ter uma vida digna com um salário mínimo?
4.       Você conhece algum caso que tenha sido levado à Justiça do Trabalho? Em caso afirmativo, o trabalhador foi beneficiado?



 
MATERIAL AUXILIAR PARA A ATIVIDADE  "PRIMEIRO DE MAIO"


O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889 por um congresso socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral ocorrida no dia 1º de maio de 1886 em Chicago, então principal centro industrial dos estados Unidos. Milhares de trabalhadores foram às ruas em protesto contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos. Exigiam a redução da jornada diária de trabalho de 13 para 8 horas. Nesse mesmo dia, as manifestações, por meio de passeatas, piquetes e discursos, agitaram a cidade, e a repressão ao movimento foi dura, com prisões, pessoas feridas e, também, mortas no confronto entre os trabalhadores e a polícia.
        Em memória aos mártires da cidade de Chicago e das reivindicações operárias e por todo o significado dessa luta de trabalhadores por seus direitos, o dia 1º de maio foi instituído como o DIA MUNDIAL DO TRABALHO
      No Brasil, a data foi transformada em feriado nacional em setembro de 1924 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
       O salário mínimo foi criado no dia 1º de maio de 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio de um decreto-lei que o fixou em 240 mil réis. Segundo o documento, o salário mínimo deveria ser capaz de satisfazer às necessidades de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte do trabalhador. Na época, a notícia foi recebida com alegria e euforia, e mais de 1 milhão de trabalhadores brasileiros foram beneficiados, visto que ganhavam abaixo desse valor. O salário mínimo era uma reivindicação desde 1917.
          Em 1º de maio de 1941 foi criada, no Brasil, a Justiça do Trabalho, cujas principais atribuições hoje são conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos e as demais questões referentes às relações de trabalho regidas pelas normas do direito trabalhista.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário