sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Você sabe avaliar se a creche é boa para seu filho?



Por Dr. Roberto Cooper – Pediatra*
Do Bolsa de Bebê

Com  ambos os pais trabalhando, a creche passou a ser menos uma opção e mais uma necessidade. A escolha de uma creche é um momento tenso porque, afinal de contas, serão as pessoas que lá trabalham que cuidarão do seu filho, por um bom período do dia. Portanto, é preciso visitar creches antes de escolher. Abaixo, algumas sugestões de critérios a serem adotados na escolha:
- o mais importante de tudo é como vocês, pais, se sentiram ao visitar a creche. Sem ter que dar muitas explicações, se perguntem – gostei? Se a resposta for negativa, nem pensem nessa creche para seus filhos, por mais fama que possa ter.
- avalie o comportamento das pessoas que trabalham diretamente com as crianças. Parecem felizes com o que fazem? Demonstram paciência e carinho no trato com as crianças? Sorriem? Falam baixo ou gritam?
- veja quantas crianças ficam sob a responsabilidade de uma pessoa. Isso dará uma ideia de quanta atenção poderá dar a seu filho.
- veja quantas crianças ficam no mesmo espaço.
- observe as instalações. São limpas? A iluminação é boa? A circulação de ar é boa? Existe uma área onde possam pegar sol?
- não se impressione por apresentações de modelos psico-pedagógicos. Ninguém vai ser mais gênio ou mais bemssucedido porque foi estimulado por algum tipo de exercício especial. Criança pequena precisa de carinho, alimentação e condições para brincar.
- distância da sua casa ou trabalho. Se todas as outras condições atenderem aos pais, a creche que for mais perto ou mais fácil de chegar e ir embora leva uma enorme vantagem.
Uma questão que preocupa os pais é com relação às doenças e sua prevenção. Em geral, crianças que frequentam creche apresentam mais episódios de resfriado e gastroenterite (diarreia) por ano. Isso porque essas doenças, nessa idade, em geral são produzidas por vírus. Com mais crianças juntas, aumenta a circulação dos vírus e isso explica porque parece um ciclo interminável de pequenas doenças. Para estas viroses, não há nada que se possa fazer para preveni-las. Fazem parte da vida “normal” de criança em creche. Em princípio, quanto menor a criança, maior a chance de adoecer. Portanto, se os pais tiverem a opção de colocar ou não seu filho na creche ou puderem esperar até que tenha em torno de 2 anos, melhor. Se não for possível, aprendam a conviver com um nariz escorrendo, de tempos em tempos. Nada grave, nada que contra indique a permanência do seu filho na creche.
Outras doenças, transmissíveis, podem ou não ter medidas de prevenção ou profilaxia. Para isso, os pais devem notificar à creche sobre toda e qualquer doença infecto-contagiosa que e esta deve retransmitir a informação para os pais. Estes devem consultar seu pediatra para saber se, naquela situação específica, existe alguma medida ou cuidado especial. O mais importante de tudo é que seu filho e vocês achem a creche divertida. Os resfriados, nós os pediatras, ajudaremos a tratar!

*Dr. Roberto Cooper é médico formado pela UFRJ em 1976
Residente de Pediatria do Hospital da Lagoa- 1976/1977
Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria
Médico do Instituto Fernandes Figueira- FIOCRUZ
Consultor da OMS até 1985
Contatos: consultoriorcooper@globo.com
http://www.robertocooper.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário