sábado, 6 de agosto de 2011

Prova Brasil

No segundo semestre de 2011 acontece a quarta edição da Prova Brasil. A avaliação é realizada de dois em dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) para medir os conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A prova é aplicada a toda a rede pública urbana. Para escolas particulares e rurais, a avaliação é amostral - sendo aplicada apenas em algumas instituições.
A Prova Brasil foi criada com base nas propostas curriculares de alguns estados e municípios e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Uma comissão do MEC analisou o material e, dos pontos em comum, elaborou uma matriz de referência. Essa, por sua vez, não engloba todo o currículo escolar, e sim as habilidades e competências que precisam ser aferidas. Cada uma delas é sintetizada por um descritor.Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação. Para o 5º ano, são 28 descritores e para o 9º ano, são 37 descritores.A prova de Língua Portuguesa, por sua vez, avalia apenas habilidades de leitura, representadas por 15 descritores para o 5º ano e 21 descritores para o 9º. Eles estão agrupados em cinco blocos: procedimentos de leitura; implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto; relação entre textos; coerência e coesão no processamento do texto; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística.
Para ajudar os professores a conhecer melhor a Prova Brasil , a Secretaria Municipal de Educação de Currais Novos realizou oficinas com supervisores e professores do 9º ano: Língua Portuguesa (04/08) e Matemática (05/08), na qual os mesmos analisaram o simulado elaborado pelo MEC e discutiram os descritores de cada questão.
Os trabalhos foram coordenados pela técnica da SEMEC Neurimar Benjamim de Medeiros, Coordenadora Pedagógica do 6º ao 9º ano, da rede pública municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário