sexta-feira, 22 de julho de 2011

Minha imagem é tudo!

Ferramentas de Marketing Pessoal podem ser grandes aliadas para a qualidade do professor

                Ser educador e andar  bem vestido sempre esteve na moda e são pré-requisitos  para todo e qualquer profissional. No universo educacional essa realidade não é diferente, principalmente aos professores, que enfrentam todos os dias um exigente público: seus alunos.
                Construir uma imagem profissional e pessoal pode levar algum tempo. De acordo com a consultora de etiqueta empresarial e autora do livro “A etiqueta que faz a diferença nas Empresas” (Editora Novatec, 2006), Elisabeth Farina, um incentivo a esse requisito é a competitividade cada vez mais acirrada no mundo empresarial, que exige qualificação constante e conhecimento das diversas ferramentas existentes, tais como a etiqueta empresarial e o Marketing Pessoal. “É fundamental que os professores tenham essas qualificações, já que têm o papel de transmitir ensinamentos e servir de exemplo” comenta.
                Saber lidar com a sua imagem pode ser um diferencial à carreira do profissional da educação. Segundo Elisabeth, a etiqueta pode contribuir para que qualquer profissional seja bem-sucedido, pois proporciona segurança pessoal para enfrentar as adversidades do cotidiano. Além disso, ao cuidar de sua imagem, o professor preserva a imagem da escola em que atua”, ressalta.
                A imagem que o professor transmite para seus alunos pode interferir no relacionamento existente entre eles, por isso, a postura desse profissional – dentro e fora do ambiente de trabalho – deve ser levada em conta sempre. “As escolas dão preferência a profissionais que saibam tratar os alunos com respeito, consideração e cordialidade. Para manter uma imagem adequada dois requisitos são essenciais: a boa imagem e o comportamento social adequado ao cargo”, orienta a consultora. De acordo com ela, se dois professores com conhecimentos técnico e currículos parecidos estiverem  pleiteando uma mesma promoção as habilidades sociais e a interação positiva com os alunos será o diferencial para o sucesso.
                Os enfrentamentos que o professor pode ter em sua carreira por conta da falta de etiqueta são muitos e exigem muito mais que um bom relacionamento com os alunos. É importante também que ele saiba lidar com os pais. Nesse sentido, uma atitude inadequada pode comprometer a carreira. “Se o professor não tiver habilidades sociais para lidar com os pais das crianças, tais como: respeito, consideração, tolerância, gentileza, cooperação, discrição poderá se prejudicar profissionalmente”, alerta.

Diocsianne Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário