segunda-feira, 14 de março de 2011


formacao_escola
Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE -
FORMAÇÃO PELA ESCOLA

O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e a SEED (Secretaria de Educação à distância) disponibilizam o Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas ações do FNDE - FormAção pela Escola, para estados e municípios. Ao assinar Termo de Adesão, assumem em co-responsabilidade a execução deste, oferecendo aos cidadãos e parceiros que atuam com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social destes programas e ações educacionais financiadas pelo FNDE, a oportunidade de conhecer quais os recursos que financiam a Educação Básica, ao mesmo tempo em que estimula a participação dos cidadãos no controle social destes.
O programa é organizado em cursos modulares de 40 horas cada e compõe-se de 01 módulo de Competências Básicas, obrigatório a todos os participantes e os módulos temáticos, que podem ser escolhidos e realizados de acordo com o interesse dos cursistas. No início e no final de cada módulo, ocorrem encontros presenciais para socialização, estudos e troca de experiências.
A avaliação dos participantes é feita de duas formas: a auto-avaliação do cursista e a avaliação do desempenho, realizada pelo tutor do Formação. Ao término da capacitação é entregue ao cursista um certificado de 40 horas para cada módulo em que obtiver aprovação.
O material didático é oferecido através do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, on line, ou em versão PDF, em CD-Rom, com linguagem simples e acessível. Cada módulo é composto de um caderno de estudos e um caderno de atividades. Os cursos são totalmente gratuitos.
O tutor acompanha e auxilia o cursista em seu processo de aprendizagem. Também é o responsável pela condução dos encontros presenciais.
A implantação nos municípios do Estado de Santa Catarina está sendo gradativa. Fazem parte do programa as seguintes GEREDs - Gerências Regionais de Educação: Ararangua, Blumenau, Brusque, Caçador, Campos Novos, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Lages, Quilombo, São Bento do Sul, São Joaquim, São Miguel do Oeste, São José, Tubarão e Xanxerê. Estão oferecendo o programa os seguintes municípios: Balneário Camboriú, Caçador, Concórdia, Chapecó, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Palmitos, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, São José, Tubarão.
Para oferecer o Programa Formação pela Escola, é indispensável que o mesmo esteja contemplado no PAR municipal. Dúvidas para dar este encaminhamento podem ser redimidas no telefone (48) 3221 6167, com a coordenadora estadual do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário