Passando 2014 a limpo
☺Faça uma lista de todos os projetos
desenvolvidos em sala de aula. Apure se você soube planejar e administrar o
tempo, estabelecer objetivos e conteúdos, escolher os melhores recursos e se
seus alunos aprenderam como você queria. Relembre os acontecimentos mais
marcantes na aplicação dos projetos em sala de aula.
☺ Avalie a sua responsabilidade nas
principais dificuldades e conquistas dos alunos. Questione-se: onde acertei,
onde errei, tive preguiça ou faltou visão?
☺ Destaque as principais diferenças de
desempenho entre as turmas e os motivos. Depois, compare com suas estratégias
didáticas.
☺ Avalie a sua interação com os
colegas, a coordenação, a direção e os pais dos alunos.
☺ Proponha estratégias e mudanças para
o próximo ano baseadas nos resultados de seu balanço. O que eu faria diferente?
O que vale a pena repetir? O que devo priorizar para 2015?
☺ Reflita sobre sua carreira e a
maneira como você investiu nela. Como foi minha participação nos encontros de
formação continuada?
☺ Compare a sua reflexão com a de seus
colegas, aceite opiniões e sugestione sobre os resultados do ano letivo.
☺ Estabeleça como meta a reflexão
diária sobre seu trabalho e determine projetos a curto e longo prazos. Para
isso, estreie um caderno novo escolhido a dedo! Nele, responda todos os dias à
pergunta: o que eu aprendi hoje?
☺ Faça uma limpeza nas gavetas e nos armários
de casa e da escola.
☺ Sem dó, guarde apenas o que
exemplifique questões fundamentais de aprendizagem.
Adaptação da revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário