terça-feira, 14 de junho de 2011

Atividades do Proinfo Integrado - 2ª etapa

Comunicação com a mediadora
Bom dia, Paula Edilma! Que bom participar de mais uma etapa do curso. Cada encontro que acontece é um aprendizado. Parabéns pela dedicação ao grupo!

Navegando a deriva
Ao navegar obtive informações interessantíssimas. O portal acessado é muito rico em conteúdos da área educacional. Não encontrei dificuldades para voltar, pois já tenho algum conhecimento de como retornar, utilizando a barra de menu. A internet dispõe de muitos  portais interessantes, cabe a nós, buscarmos o que nos interessa.

Experiência de navegar livremente



Navegar a deriva me proporcionou o acesso a vários ambientes que eu não conhecia e pude adquirir muitos conhecimentos.. Para voltar ao menu inicial, não senti dificuldades, pois já tinha o hábito de visitar outros ambientes on line.

Conceituando Hipertexto

 Hipertexto é um tipo de texto no qual, numa página, trechos de textos se intercalam com referências a outras páginas, que ao serem clicadas nos levam a página referenciada.

Portfólio digital
Olá, pessoal! O endereço do meu blog é: neurymedeiros.blogspot.com. Faça uma visita e seja um(a) seguidor(a).

Vagueando pela Wikipedia e Wikdicionário

Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações. O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto. Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente a sua popularidade, e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Segundo o Alexa, a wikipédia é o sétimo website mais visitado do mundo. A popularidade também se deve ao fato de muitas das páginas terem sido ou copiadas ou bifurcadas. Nas palavras do co-fundador Jimmy Wales, a Wikipédia é "um esforço para criar e distribuir uma enciclopédia livre e em diversos idiomas da mais elevada qualidade possível a cada pessoa do planeta, em sua própria língua". Apesar de ser um ambiente riquíssimo em informações, é necessário cuidado com os conteúdos pesquisados neste ambiente, visto que qualquer pessoa pode editar no mesmo.

Modelo de pôster


Prática pedagógica

PROJETO DE LEITURA


Tema: Ler e escrever com prazer
Clientela: alunos do 5º ano
Duração: agosto a dezembro de 2011
Estabelecimento de ensino: Escola Municipal Professora   Trindade Campelo

I.              JUSTIFICATIVA

Tendo em vista que a leitura é condição essencial para que se possa compreender o mundo,  os outros, as próprias experiências e a necessidade de inserir-se no mundo da escrita, torna-se imperativo que o aluno desenvolva habilidades lingüísticas  para que possa ir além da simples decodificação de palavras. É preciso levá-lo a captar porque o escritor está dizendo o que o texto está dizendo, ou seja, ler as entrelinhas. Pode-se fazer mais: proporcionar ao aluno experiências de leitura que o levem não só assimilar o que o texto diz, mas também para quem diz (Kato, 1990).
Ensinar as crianças a ler e se expressar de maneira competente na língua portuguesa é o grande desafio dos professores dos cinco primeiros anos do ensino fundamental. Os alunos devem terminar o 5º ano dominando a língua materna de maneira eficaz, produzindo e interpretando textos, possibilitando assim o aceso aos bens culturais e a participação plena no mundo  letrado. É responsabilidade da escola garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes necessários para o exercício da cidadania.
Sintetizando, diante do exposto anteriormente, compreende-se que o domínio da linguagem oral e escrita é relevante para a participação social e efetiva, pois é através dela que o homem se relaciona com o meio, expressando e defendo pontos de vista, construindo e ampliando visões de mundo e produzindo conhecimentos.
            Os instrumentais aplicados na  turma do 5º ano, da Escola Municipal Professora Trindade Campelo, foram de fundamental importância para a participação no pensar e agir sobre uma situação diagnosticada, com a finalidade de provocar uma inovação, mudança ou transformação, expressando e defendendo pontos de vistas, construindo e ampliando conceitos e práticas. Além da intenção maior de levar os alunos a vivenciarem o papel de leitores.
            Considerando tais pressupostos, torna-se necessário a aquisição de recursos didáticos importantes  para o desempenho e ampliação do conhecimento  sobre as capacidades ainda não desenvolvidas, as em desenvolvimento e as já desenvolvidas pelos alunos.
        Nessa perspectiva, elaborou-se um projeto de leitura que será desenvolvido no período de agosto a dezembro, proporcionando momentos prazerosos de leitura e escrita, contemplando os mais variados tipos de leitura, com a utilização de recursos presentes no dia a dia dos alunos.

II – OBJETIVOS
      2.1 Geral
Desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, através de atividades diversificadas, além de oportunizar as crianças uma reflexão sobre a importância de se estudar.

      2.2  Específicos
     Ao final do ano, os alunos deverão:
- Ler fluentemente a partir  de textos apropriados aos seus interesses e realidade;
- Ter contato com uma variedade de textos por meio de estratégias diversas de leitura que possibilitem a reflexão e a tomada de decisão pelo ato de ler.
- Desenvolver do prazer de ler,  descobrindo caminhos que os levarão a produzir os seus próprios textos.
-  Despertar  o interesse pela leitura e pela escrita, partindo de situações significativas criadas em sala de aula.

III – CONTEÚDOS
          ► Leitura e escrita

IV – ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
 Acolhimento;
 Momento de oração;
 Conceito coletivo -  Estudar para Quê?;
 Montagem de textos;
*  Criação de listas: animais, brinquedos preferidos, aniversário, comidas típicas, jogadores, etc.;
* Apresentações nas salas dos colegas;
 Montagem de quebra – cabeças;
 Produção de textos individuais e coletivos;
 Montagem de letras de músicas;
 Reescrita de texto em letra cursiva;
 Ditado de frases;
 Confecção de cartões para o dia dos pais, utilizando a ferramenta Publisher;
*  Confecção de avisos e cartazes;
Relato de aprendizagem: O  que aprendi hoje;
 Montagem de texto fatiado;
 Atividades de ortografia;
 Coletânea  de textos;
 Leitura de rótulos e embalagens, jornais, textos bíblicos e receitas;
 Atividades dirigidas para sala e para casa.

V – RECURSOS UTILIZADOS
            » Textos impressos;
            » Cartolinas;
            » Lápis hidrocor;
            » Embalagens vazias;
            » Jornais;
            » Computador;
            » Jogos (quebra-cabeça)

VI – PROCESSO AVALIATIVO
A avaliação dar-se-á durante a apresentação dos trabalhos propostos, através de leituras e apresentações.

VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Caderno de atividades: Módulo de alfabetização . São Paulo Global 2001* vários autores.

 Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental: Introdução aos Parâmetros  Curriculares Nacionais – 3ª ed – Brasília:  A Secretaria, 2001.

 Projeto Pitanguá: Português 1ª ed. São Paulo: Moderna 2005.

 Alfabetização de jovens e adultos: uma abordagem socioconstrutivista e interdisciplinar/Tânia Dias Queiroz. 2003.

Relato de experiência                                                        
           O projeto de leitura Ler e escrever com prazer  surgiu a partir de uma situação diagnosticada através de instrumentais aplicados no 5º ano da Escola Municipal Professora Trindade Campelo.
           O referido projeto será desenvolvido no período de agosto a dezembro, com a finalidade de provocar inovações, oportunizando aos alunos vivenciarem o papel de leitores e escritores.
         Os educandos terão contato com uma diversidade de textos, como também praticarão a escrita de diferentes tipos textuais. Inclusive, trabalharão no laboratório de informática, onde confeccionarão cartões com o uso de computadores, podendo assim, perceber a utilidade do computador na escrita.
            Espera-se que ao final do ano, a turma tenha adquirido o hábito de ler por prazer e consiga escrever seus próprios textos.
 Num mundo Wiki, uma escola idem

            Segundo Balbino o wiki é um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos criado por Ward Cunningham em 1994 e que é muito utilizado pela comunidade de software livre para a documentação de programas e criação de apostilas. É uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. Um avançado controle de revisão (no estilo do CVS para desenvolvimento colaborativo de código) permite que todas as versões antigas dos textos possam ser lidas ou recuperadas.
            Para ele, a experiência da Wikipédia nos mostra que a confiabilidade do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo e que para compreender a Wikipédia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse e propriedade de uma elite – da qual podemos ou não nos sentir parte.
            De acordo com Balbino, escrever, em especial, não é um ato solitário e torna-se mais público e grupal com as possibilidades da teleinformação e das ferramentas da Wikipédia. Não se pode ler um verbete da Wikipédia sem participar. Isto torna a leitura pobre e sem sentido.
Retirado do texto de Jaime Balbino                                       

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